Centro de Formação Manuel Pinho
Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AP-0513/22
PLANO DE FORMAÇÃO 2024-2025
Ações e Iniciativas de Formação:
> Gratuitas;
> Exclusivas aos Sócios do SPZS ou de Sindicatos Membros da FENPROF;
> Acreditadas pelo Conselho Cientifico e Pedagógico da Formação Contínua;
As inscrições são efetuadas nos links disponibilizados na tabela que se segue.
Programação e matemática no ensino secundário | tarefas em python
Docentes dos Grupos 230 e 500
Didáticas das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1.o CEB
Docentes dos grupos 100 e 110
Biodiversidade e Geodiversidade de Portugal: conhecer, usufruir e educar – o caso do Parque das Serras do Porto
Docentes dos grupos 230, 420 e 520
Ideias Introdutórias de Teoria de Semigrupos
Docentes dos grupos 230, 910, 920 e 930
Introdução ao LATEX e ao Overleaf – Escrita matemática em ambiente colaborativo
Docentes dos grupos 230, 500 e 510
Escrever para o Teatro para/com a Escola
Docentes dos grupos 100, 110, 120, 200, 210 e 220
Folha de cálculo no ensino dos conteúdos de MACS de 10.º ano
Docentes do grupo 500
Exploração de conceitos matemáticos recorrendo a Origamis
Docentes dos grupos 100, 110, 230, 500 e 910
Da Literacia à Saúde: práticas para a promoção de saúde da Comunidade Escolar
Docentes de todos os grupos
Recursos Livres para a Inclusão: Nada Será Como Dante
Docentes de todos os grupos
Didáticas das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB
Docentes dos grupos 100 e 110
Tecnologia, Inclusão e Valorização da Leitura (*)
Docentes de todos os grupos
A grande discórdia – a narrativa da origem do cálculo diferencial
Docentes dos grupos 200, 230,400, 500 e 510
Folha de cálculo no ensino dos conteúdos de MACS de 11.º ano
Docentes do grupo 500
Modelação em matemática e nas ciências naturais recorrendo a aplicações informáticas
Docentes dos grupos 500, 510 e 520
Da Literacia à Saúde: práticas para a promoção de saúde da Comunidade Escolar
Docentes de todos os grupos
Didáticas das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB
Docentes dos grupos 100 e 110
Introdução ao LATEX e ao Overleaf – Escrita matemática em ambiente colaborativo
Docentes dos grupos 230, 500 e 510
Modelação em matemática e nas ciências naturais recorrendo a aplicações informáticas
Docentes dos grupos 500, 510 e 520
Da Literacia à Saúde: práticas para a promoção de saúde da Comunidade Escolar
Docentes de todos os grupos
Tecnologia, Inclusão e Valorização da Leitura (*)
Docentes de todos os grupos
À volta dos livros – A leitura infanto/juvenil como motor de aprendizagem
Docentes dos grupos 100, 110, 120, 210, 220, 300
Da leitura à escrita – Pretextos e contextos
Docentes dos grupos 100, 110, 120, 210, 220, 300
A Avaliação: dinâmica da avaliação em Língua Estrangeira (Inglês)
docentes dos grupos 120, 220 e 330
(*) A confirmar pelo CCPFC Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AE-0513/22
O Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) tem como principal objetivo promover o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes, oferecendo iniciativas formativas que visam aperfeiçoar as suas competências pedagógicas e atualizar os seus conhecimentos. O Centro de Formação procura capacitar os professores para enfrentar os desafios que se colocam hoje à Educação contemporânea, incentivando a inovação nas práticas de ensino e a reflexão crítica sobre o processo educativo.
O Centro de Formação do SPZS, enquanto valência do Sindicato, pretende contribuir para a mobilização dos docentes na luta e na defesa da Educação Pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, contribuindo para a valorização da Profissão Docente, da Escola Pública e da Educação em Portugal.
O Plano de Formação é o instrumento do ciclo letivo, que estabelece a política de formação docente considerando os objetivos traçados pelo SPZS.