19/01/2018

LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

No próximo dia 22, professores de LGP provarão que sempre exerceram funções docentes

Tem lugar na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, pelas 10 horas, a reunião de negociação suplementar do projeto de diploma que visa criar o grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP). 

O pedido de negociação suplementar apresentado pela FENPROF deve-se ao facto de o Ministério da Educação pretender apagar, para efeitos de carreira, todo o tempo de serviço prestado por estes docentes que, por não existir grupo de recrutamento, eram contratados como se fossem “técnicos Especializados”, bem como o anterior à profissionalização, processo que ainda está por iniciar. Em suma, o Ministério da Educação, muitos anos depois de estes docentes terem iniciado o seu exercício profissional, pretende apagar tudo o que está para trás fazendo de conta que só agora se prepararam para iniciar a sua atividade profissional. 

Basta ler e saber (ou querer) interpretar o Estatuto da Carreira Docente para perceber, pelo artigo 36.º número 3, que a habilitação profissional é condição necessária para ingressar na carreira, porém, para efeitos de reposicionamento e progressão releva todo o tempo em que foram exercidas funções docentes. 

Estes professores sempre exerceram funções docentes, independentemente do seu vínculo e da natureza do seu contrato. E vão provar isso no dia 22, antes e durante a realização da reunião de negociação suplementar. Irão concentrar-se junto ao Ministério da Educação e exibir documentos que confirmam que sempre exerceram funções docentes. Como os responsáveis do Ministério da Educação sabem isto, a intenção desta ação não é informar o ME, mas denunciar a hipocrisia que está por trás da sua anunciada intenção. 


foto

LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

No próximo dia 22, professores de LGP provarão que sempre exerceram funções docentesTem lugar na...

foto

FINANCIAMENTO DE CURSOS PROFISSIONAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Denúncia da FENPROF e dos seus Sindicatos, para já, surtiu efeitoConcurso para financiamento foi finalmente...

foto

REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE

Nas escolas e na rua, Professores e Educadores responderão adequadamente à provocação do ME/GovernoA...

foto

Declarações do Secretário-Geral da FENPROF à saída da reunião de 10 de janeiro

Na primeira reunião com o Ministério da Educação sobre um dos principais aspetos focados na Declaração...

foto

FENPROF abre o ano com intensa atividade

A FENPROF entra em 2018 com uma intensa atividade prevista. Estando em curso um ciclo negocial muito...

foto

3 de janeiro de 2018 - Professores vão acompanhar esta negociação, concentrando-se junto ao Ministério da Educação às 17 horas

O Ministério da Educação recusa fixar quotas mínimas de progressão, deixando à discricionariedade...