formação
Centro de Formação Manuel Pinho
Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AP-0513/22
PLANO DE FORMAÇÃO 2024-2025
Ações e Iniciativas de Formação:
> Gratuitas;
> Exclusivas aos Sócios do SPZS ou de Sindicatos Membros da FENPROF;
> Acreditadas pelo Conselho Cientifico e Pedagógico da Formação Contínua;
As inscrições são efetuadas nos links disponibilizados na tabela que se segue.
Ação de formação | Destinatários | Dimensão CP | Formador | Duração | Calendarização | Modalidade | Link de inscrição |
---|---|---|---|---|---|---|---|
A Escola vai ao Montado do Freixo do Meio | Todos os grupos | Não se aplica | Alfredo Sendim Ana Vasconcelos Ana Fonseca José janela Manuel Calado | 6 horas | 16 de setembro 18.00 h – 20.00 h Online 21 de setembro 9.00 h – 13.00 h Presencial | ACD 6 horas B-Learning Visita de campo | https://forms.gle/WHCVC4gpqioBcYN38 |
Programação e matemática no ensino secundário | tarefas em python | 230 e 500 | sim | João Marques | 25 horas | 27 de setembro a 02 de dezembro | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/eEBkfbQFqFzjLk9P7 |
Educar para as Alterações Climáticas | 200 e 230 | sim | José Janela | 25 horas | 30 de setembro a 6 de janeiro (turma 1) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/ToN3uTHL95e3FQK88 |
Evolução florística no Cretácico Inferior de Portugal e estudo laboratorial de vegetais fósseis: Uma forma de promover boas práticas de ensino das Ciências de base experimental nos ensinos básico e secundário | 230 e 520 | sim | Mário Mendes | 25 horas | 30 de setembro a 12 de outubro (turma 1) | Curso de formação B-Learning | https://forms.gle/JXX2HFrYv9RHpuXR8 |
Didáticas das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB | Grupos 100 e 110 | sim | José Janela | 25 horas | 1 de outubro a 10 de dezembro (turma 1) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/7xg8YbotnH4YUkff6 |
Biodiversidade e Geodiversidade de Portugal: conhecer, usufruir e educar – o caso do Parque das Serras do Porto | 230, 420, 520 | sim | Fernando Monteiro | 25 horas | 03 de outubro a 21 de novembro | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/S3qaXFM14bprAu5r7 |
Ideias Introdutórias de Teoria de Semigrupos | 230, 910, 920 e 930 | Sim | Maria de Fátima Borralho | 25 horas | 08, 15, 22, 29 outubro, 5, 12, 19, 26 novembro 03 dezembro 17h | Curso Formação E-Learning | https://forms.gle/agHvL1RVTYFAwv8Q7 |
A Voz do Professor: Cuidados e Técnicas | Todos os grupos | Não | Ana Batista | 25 horas | 08 de outubro a 19 de novembro (turma 1) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/HxgdzeZgyWMmtPtv9 |
Introdução ao LATEX e ao Overleaf – Escrita matemática em ambiente colaborativo | Grupos 230, 500 e 510 | sim | Pedro Simões | 25 horas | 08 de outubro a 5 de novembro | Curso de Formação | https://forms.gle/HU1bus6PTcB4oYum6 |
Famílias de Números | 100, 110, 230 e 500. | Não se aplica | Pedro Simões | 6 horas | 10 de outubro e 17 de outubro (18.00 -21.00 h) | ACD E-Learning | https://forms.gle/18j8S4owSHaR4bJe6 |
Escrever para o Teatro para/ com a Escola | 100, 110 e 120, 200, 210, 220 | Não se aplica | Fernando Casaca | 6 horas | 10, 17 e 24 de outubro | ACD Presencial Évora | https://forms.gle/rfaw6Dke3wzLxCHQ7 |
Folha de cálculo no ensino dos conteúdos de MACS de 10º ano | Grupo 500 | sim | Pedro Simões | 25 horas | 14 de outubro a 15 de novembro (turma 1) | Curso de Formação E-Learning 13 h síncronas 12 h assíncronas | https://forms.gle/Wnk1Wuj6q1GTNNgQ6 |
Evolução florística no Cretácico Inferior de Portugal e estudo laboratorial de vegetais fósseis: Uma forma de promover boas práticas de ensino das Ciências de base experimental nos ensinos básico e secundário | 230 e 520 | sim | Mário Mendes | 25 horas | 14 de outubro a 26 de outubro (turma 2) | Curso de formação B-Learning | https://forms.gle/LTUw1H8ygwuJkRKk8 |
Vamos ler mais: APP Goodreads | Todos os grupos | Não se aplica | Maria de Fátima Borralho | 6 horas | 22 e 29 de outubro | ACD E-Learning | https://forms.gle/2Gg1wxQZ58tbCAZn9 |
Exploração de conceitos matemáticos recorrendo a Origamis | 100, 110, 230, 500 e 910. | Não se aplica | Pedro Simões | 6 horas | 24 de outubro e 31 de outubro | ACD E-Learning | https://forms.gle/xcnJ62xnimkzhcA48 |
Promoção e Educação para a saúde e cidadania (*) | Todos os grupos | Sim | José Janela | 25 horas | 29 de outubro a 7 de janeiro (turma 1) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/8QdH3BhA31kDjtXT8 |
Educação para a Cidadania Ambiental | Todos os grupos | sim | José Janela | 25 horas | 4 de novembro a 9 de dezembro (turma 1) | Curso de Formação E-learning | https://forms.gle/nCFkZMLXfR4f8RXv9 |
Da Literacia à Saúde: práticas para a promoção de saúde da Comunidade Escolar | Todos os grupos | Não se aplica | Marisa Viegas | 6 horas | 4, 8 e 11 de novembro (turma 1) | ACD (E-Learning) | https://forms.gle/7ei9aEEyU2esToaHA |
Recursos Livres para a Inclusão: Nada Será Como Dante | Todos os grupos | Não se aplica | Maria de Fátima Borralho | 6 horas | 5 e 12 de novembro de 2024 | ACD E-Learning | https://forms.gle/TwiGVCfnJPL3bE9E8 |
Folha de cálculo no ensino dos conteúdos de MACS de 11º ano | 500 | sim | Pedro Simões | 25 horas | 12 de novembro a 13 de dezembro (turma 1) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/VpQc2T2qQypnfXD17 |
Educar para as Alterações Climáticas | 200 e 230 | sim | José Janela | 25 horas | 26 de novembro a 18 de março (turma 2) | Curso de Formação | https://forms.gle/hbhVs9p8ajt8denm9 |
Didáticas das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB | Grupos 100 e 110 | sim | José Janela | 25 horas | 2 de dezembro a 17 de março (turma 2) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/jsRRgputksbbSoq19 |
Programação e matemática no ensino básico | tarefas em scratch | 500 | sim | João Marques | 25 horas | 09 de dezembro a 17 de fevereiro | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/4ghHAhwSdwrwV3LW9 |
LearningApps & Annie Ernaux | Todos os grupos | Não se aplica | Maria de Fátima Borralho | 6 horas | 10 e 17 dezembro | Ação Curta Duração E-Learning | https://forms.gle/Z8uM3uAPaD9wqiGz5 |
Tecnologia, Inclusão e Valorização da Leitura (*) | Todos os grupos | Não | Maria de Fátima Borralho | 15 horas | 7 janeiro a 4 fevereiro (Turma1) | Curso Formação E-Learning | https://forms.gle/1sYFiqWtCgW1jUHPA |
Folha de cálculo no ensino dos conteúdos de MACS de 10º ano | Grupo 500 | sim | Pedro Simões | 25 horas | 7 de janeiro a 7 de fevereiro (turma 2) | Curso de Formação E-Learning 13 h síncronas 12 h assíncronas | https://forms.gle/TqPwiSkDTx7JpNno7 |
Introdução ao Canva na Educação (*) | Todos os grupos | Sim | Laura Chagas | 15 horas | 08 de janeiro a 05 de fevereiro | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/WyLiwviacyqLMB6G6 |
A grande discórdia – a narrativa da origem do cálculo diferencial | Grupos 200, 230,400, 500 e 510 | Não se aplica | Paulo Simões | 6 horas | 10 de janeiro e 17 de janeiro | ACD 6 horas E-Learning | https://forms.gle/6zGc3uSuB76CGWg28 |
A Voz do Professor: Cuidados e Técnicas | Todos os grupos | Não | Ana Batista | 25 horas | 13 de janeiro a 24 de fevereiro (turma 2) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/UnLD23NXtRrEtzPt5 |
Promoção e Educação para a saúde e cidadania | Todos os grupos | Sim | José Janela | 25 horas | 28 de janeiro a 11 de março (turma 2) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/aTbep77cHahxhTRg7 |
Promoção e Educação para a saúde e cidadania | Todos os grupos | Sim | José Janela | 25 horas | 3 de fevereiro a 31 de março (turma 3) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/jNzMDSQqLGaNWF8y6 |
Folha de cálculo no ensino dos conteúdos de MACS de 11º ano | Grupo 500 | sim | Pedro Simões | 25 horas | 4 de fevereiro a 7 de março (turma 2) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/uzyrhS9aKpmkS4j39 |
Bocage e o Teatro, o Teatro em Bocage | Grupo 300 | Não se aplica | Fernando Casaca | 6 horas | 6, 13 e 20 de fevereiro | ACD Presencial Évora | https://forms.gle/dNGx3WEhgsUyKzCR6 |
Tecnologia, Inclusão e Valorização da Leitura (*) | Todos os grupos | Não | Maria de Fátima Borralho | 15 horas | 11 fevereiro a 18 de março (Turma 2) | Curso Formação E-Learning | https://forms.gle/jNc19SAbQQutpkxf8 |
Introdução ao Canva na Educação (*) | Todos os grupos | Sim | Laura Chagas | 15 horas | 12 de fevereiro a 19 de março de 2025 | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/RdohHXj8X7j6bH7i9 |
Excel | Todos | Todos | João Marques | 25 horas | 24 de fevereiro a 14 de abril | Curso Formação E-Learning | A indicar brevemente |
Modelação em matemática e nas ciências naturais recorrendo a aplicações informáticas | 500, 510 e 520. | sim | Pedro Simões | 25 horas | 25 de fevereiro a 27 de março (turma 1) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/AHm8uFKt8UmhwckT7 |
Da Literacia à Saúde: práticas para a promoção de saúde da Comunidade Escolar | Todos os grupos | Não se aplica | Marisa Viegas | 6 horas | 10, 14 e 17 de março (turma 2) | ACD (E-Learning) | https://forms.gle/3qyhdpR9Cii1NWyeA |
Educar para as Alterações Climáticas | Grupos 200 e 230 | sim | José Janela | 25 horas | 24 de março a 20 de junho (turma 3) | Curso de Formação | https://forms.gle/Cqd7JHR3bSsZLuQC7 |
Didáticas das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB | Grupos 100 e 110 | sim | José Janela | 25 horas | 25 de março a 24 de junho (turma 3) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/f3atZiCEgv1yqhaF7 |
Introdução à Lógica Matemática (*) | Grupo 230 910, 920 e 930 | Sim | Maria de Fátima Borralho | 25 horas | 25 março a 3 junho | Curso Formação E-Learning | https://forms.gle/KtfJWJJWvu7TN9FcA |
A Voz do Professor: Cuidados e Técnicas | Todos os grupos | Não | Ana Batista | 25 horas | 22 de abril a 02 de junho (turma 3) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/BsnBX3U38LAGVx5b7 |
Modelação em matemática e nas ciências naturais recorrendo a aplicações informáticas | 500, 510 e 520. | sim | Pedro Simões | 25 horas | 29 de abril a 30 de maio (turma 2) | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/S1KxNaYkwAtZj9Dh6 |
Introdução ao LATEX e ao Overleaf – Escrita matemática em ambiente colaborativo | Grupos 230, 500 e 510 | sim | Pedro Simões | 25 horas | 29 de abril a 30 de maio (turma 2) | Curso de Formação | https://forms.gle/fffHqjK48eSeHopw9 |
Educação para a Cidadania Ambiental | Todos os grupos | sim | José Janela | 25 horas | 6 de maio a 17 de junho (turma 2) | Curso de Formação E-learning | https://forms.gle/8oqzQZXNU6jTVwQT8 |
Da Literacia à Saúde: práticas para a promoção de saúde da Comunidade Escolar | Todos os grupos | Não se aplica | Marisa Viegas | 6 horas | 12, 16 e 19 de maio (turma 3) | ACD (E-Learning) | https://forms.gle/2uGoE8C4pyidh5Ah9 |
Tecnologia, Inclusão e Valorização da Leitura (*) | Todos os grupos | Não | Maria de Fátima Borralho | 15 horas | 17 junho a 15 julho (Turma 3) | Curso Formação E-Learning | https://forms.gle/o1fragmuCX53Ka4o9 |
À volta dos livros – A leitura infantojuvenil como motor de aprendizagem | 100, 110, 120, 210, 220, 300 | Não se aplica | António Pereira | 5 horas | 23 e 30 de junho | ACD E-Learning | https://forms.gle/UP8z9yNZnHDUWUrWA |
Da leitura à escrita - Pretextos e contextos |
100, 110, 120, 210, 220, 300 | Não se aplica | António Pereira | 5 horas | 1 e 2 de julho | ACD E-Learning | https://forms.gle/G1xiFkdGyVDjPMH98 |
A Avaliação: dinâmica da avaliação em Língua Estrangeira (Inglês) | 120, 220 e 330 | sim | João Correia | 25 horas | A definir no 2.º Período | Curso de Formação E-Learning | https://forms.gle/ASihSF7TZb3deVpJ9 |
(*) A confirmar pelo CCPFC Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AE-0513/22
O Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) tem como principal objetivo promover o desenvolvimento profissional contínuo dos docentes, oferecendo iniciativas formativas que visam aperfeiçoar as suas competências pedagógicas e atualizar os seus conhecimentos. O Centro de Formação procura capacitar os professores para enfrentar os desafios que se colocam hoje à Educação contemporânea, incentivando a inovação nas práticas de ensino e a reflexão crítica sobre o processo educativo.
O Centro de Formação do SPZS, enquanto valência do Sindicato, pretende contribuir para a mobilização dos docentes na luta e na defesa da Educação Pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, contribuindo para a valorização da Profissão Docente, da Escola Pública e da Educação em Portugal.
O Plano de Formação é o instrumento do ciclo letivo, que estabelece a política de formação docente considerando os objetivos traçados pelo SPZS.