O Centro de Formação Professor Manuel Pinho do SPZS, informa que se encontram abertas inscrições para o Curso de Formação BIODIVERSIDADE E GEODIVERSIDADE DE PORTUGAL: CONHECER, USUFRUIR E EDUCAR – O CASO DO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO. O curso é dirigido aos docentes dos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 (máximo 15 inscrições) e será dinamizado na modalidade online na seguinte calendarização:
25 horas (21 horas síncronas e 4 horas assíncronas) / CCPFC/ACC-123489/24
Formador: Professor doutor Fernando Moreira Monteiro / CCPFC/RFO-40703/20
Curso de Formação aberto a Professores dos grupos 230, 420 e 520
Exclusiva para sócios(as) do SPZS ou de Sindicatos membros da FENPROF.
Link de inscrição: https://forms.gle/nnf8cYnongAvzVq18
Calendarização:
16 e 23 de maio, 6, 13, 20 e 27 de junho, 11 de julho – Horário: 18:30 – 21:30h
18 de julho – Horário: 18:30 – 22:30h
Objetivos:
Reconhecer os valores associados à biodiversidade, à geodiversidade e ao património cultural que estão na base da criação da Rede Fundamental de Conservação da Natureza em Portugal.
– Conhecer os princípios inerentes à gestão dos recursos naturais, destacando a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza.
– Analisar os impactos das ações humanas no ambiente e determinar a sua influência na conservação dos ecossistemas.
– Propor formas de conciliar os interesses da conservação da natureza e os interesses das populações locais nas áreas protegidas.
– Planear atividades de visitação a áreas protegidas, seja de cariz científico-pedagógico ou turístico.
– Conhecer a biodiversidade e a geodiversidade associada ao Parque das Serras do Porto.
Conteúdos:
Módulo (M) 1: “Património Natural em Portugal: caracterização geral” – 4 horas(H) síncronas(S)
– Biodiversidade e geodiversidade
– Valores distintivos no panorama mundial
– Ameaças e potencialidades
M 2: “Rede Fundamental de Conservação da Natureza em Portugal: das funções à gestão” – 6 H (5 S + 1 A)
Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade
Sistema Nacional de Áreas Classificadas (legislação inerente)
– Rede Nacional de Áreas Protegidas
– A Rede Natura 2000, os Sítios Ramsar, as Reservas da Biosfera, os Geoparques e os Geossítios
– Zonas de Proteção Especial (ZPE) e Zonas Especiais de Conservação (ZEC)
– A Reserva Ecológica Nacional (REN), a Reserva Agrícola Nacional (RAN) e o domínio público hídrico (DPH)
– Conflitos entre os interesses da conservação e os interesses das populações humanas
– Importância da conservação da biodiversidade (particularizando as espécies da flora e da fauna autóctones) e da funcionalidade dos ecossistemas, para a manutenção dos serviços ecossistémicos fundamentais: o clima, o solo, a água e o combate às alterações climáticas
– Abordagem holística e interdisciplinar das grandes ameaças atuais à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas: os incêndios, a desflorestação, as espécies invasoras, o despovoamento, as alterações climáticas.
M 3: “Turismo de Natureza: objetivos e atividades” – 3 H (2 S + 1 A)
– A biodiversidade, a geodiversidade, a paisagem e o património cultural nas áreas protegidas como recursos turísticos
– Proteção ambiental e sustentabilidade das atividades de ar livre e de visitação com fins recreativos nas áreas protegidas
– Enquadramento das atividades de animação turística à luz do Programa Nacional de Turismo de Natureza
M 4: “As Áreas Protegidas como territórios privilegiados de Educação Ambiental” – 4 H (3 S + 1 A)
– A Estratégia Nacional de Educação Ambiental
– A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
– Projetos e atividades de Educação ambiental nas escolas à luz dos documentos orientadores Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Autonomia e Flexibilidade Curricular.
M 5: “O Parque das Serras do Porto: da criação à gestão participativa” – 4 H (3 S + 1 A)
– Biodiversidade e geodiversidade
– Património natural e património cultural
– Valores distintivos no panorama nacional
– Ameaças e potencialidades
– Recursos e ferramentas pedagógicas
M 6: Projeto “As Áreas Protegidas em Portugal como instrumento de conservação do património natural e de consciencialização ambiental e como palco de atividades sustentáveis de visitação e ecoturismo – da teoria à prática” – 4 H S.
Metodologia
O curso usará a modalidade de formação e-learning e será dividido pelo modo síncrono (21 horas) e assíncrono (4 horas). Será utilizada a plataforma Moodle, onde serão colocados os conteúdos das sessões e os recursos utilizados, assim como as indicações relativas às atividades a realizar e à avaliação. Será também criado um fórum de discussão, reflexão e partilha.
Será utilizada uma metodologia ativa e promotora de forte intervenção dos formandos na troca de experiências e saberes e na discussão das temáticas propostas – atuais e pragmáticas, contribuindo assim para a construção do conhecimento e para o enriquecimento do curso. Será solicitada a elaboração e apresentação de uma proposta de trabalho subordinada a um tema selecionado pelos formandos ou proposto pelo formador, enquadrado nos conteúdos abordados no curso.
Critérios de seleção:
1. Ser associado/a do SPZS;
2. Ser associado/a de outro Sindicato FENPROF;
3. Data e hora de inscrição.
Inscrições abertas até dia 30 de abril 2024 / 18 horas
Se for selecionado(a), receberá no e-mail com que se inscreveu, toda a informação para frequentar a formação. Terá ainda que se registar na plataforma Moodle do SPZS. Para o efeito, clique no link: https://www.spzonasul.pt/login/index.php e crie uma conta (se já for titular de uma conta basta colocar o utilizador e a password), e aceder à respetiva disciplina, de acordo com as instruções do SPZS.
Critérios de seleção:
1. Ser associado/a do SPZS;
2. Ser Associado/a de outro Sindicato FENPROF;
3. Data e hora de inscrição.