O SPZS/Fenprof saúda, mais uma vez, a data libertadora do 25 de Abril. Saúda quem, em tempo de ditadura fascista, defendeu, agiu e lutou, por vezes, à custa da própria vida, para que a Liberdade rompesse naquela manhã de Abril. Saúda, ainda, todos e todas os/as que continuam a exercer os direitos que Abril tornou possíveis e a lutar para que conquistas de Abril, como a Escola Pública, o Serviço Nacional de Saúde ou a Segurança Social Pública e Universal continuem a ser uma realidade, resistindo aos ataques de que têm sido alvo.
O SPZS/Fenprof apela aos professores para que se juntem aos desfiles que se realizarão em 25 de Abril, celebrando a Democracia. Sendo certo que a Democracia é um bem que deverá ser celebrado quotidianamente, dar-lhe maior visibilidade na data libertadora assume uma importância maior, num tempo em que aqueles que já exibiram cravos negros neste dia, tentam pôr em causa valores fundamentais do Estado de Direito Democrático.
COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL NA ZONA SUL – SPZS E UNIÕES DOS SINDICATOS:
PORTALEGRE – USNA – União dos Sindicatos do Norte Alentejano promove um convívio na Casa Sindical de Portalegre (rua Tenente Valadim, nº1) na noite de 24 de Abril com desfile musical para a Praça da República às 00H00 . Em conjunto com a URAP, promove também no dia 25, das 10H00 às 16H00, no Jardim do Tarro a Exposição “REVOLUGRAM: E se os capitães de Abril fossem influencers da Liberdade?”
ÉVORA – USDE – União dos Sindicatos de Évora – associa-se ao Almoço/Convívio comemorativo na Arena de Évora, às 12:30h promovido pela APA (ASSOCIAÇÃO POVO ALENTEJANO). À noite há concertos promovidos pela Câmara Municipal de Évora.
FARO – USAL- União dos Sindicatos do Algarve promove espectáculo musical no dia 24 a partir das 21 horas, no Largo de São Pedro e manifestação no dia 25 de Abril a começar no Jardim Manuel Bivar, às 16H00.


