Abertas Inscrições – Formação contínua online (grupos 100 e 110)Curso de Formação aberto a Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Didática das Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo (grupos 100/110).
Exclusiva para sócios(as) do SPZS ou de Sindicatos membros da FENPROF
CCPFC/ACC-121084/23
Para os efeitos previstos no n.º1 do artigo 8.º, do RJFC, a presente ação releva para efeitos de progressão na carreira de Professores dos grupos 100 e 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do RJFC (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão na carreira de Professores dos grupos 100 e 110.
Calendarização:
23 de outubro 18h00-20h00
13, 20 e 27 de novembro 17h30-20h30
8 de janeiro 17h30-20h30
(14 horas síncronas e 11 horas assíncronas)
Inscrições: https://forms.gle/kCWCECvfpjjZLe5N8
Inscrições abertas até dia 18 de outubro de 2023, às 18 horas. CONTACTOS: spzs.formacao@gmail.com
…………………………………………… Objetivos:
Promover a literacia científica.
Desenvolver o conhecimento didático de conteúdo do ensino das ciências de base experimental nas crianças e alunos.
Debater as práticas letivas dos docentes no ensino desta área e estimular a sua mudança e aperfeiçoamento.
Facilitar a apropriação do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.
Fomentar a produção, seleção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais.
Melhorar a aprendizagens das crianças e alunos no domínio das ciências
Conteúdos:
Princípios fundamentais da didática das ciências experimentais: Exploração dos princípios teóricos e conceitos-chave relacionados com o ensino das ciências experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Perspetivas de ensino das Ciências: por transmissão, por descoberta, por mudança conceptual e por pesquisa.
Movimento Ciência-Tecnologia e Sociedade, enquadrado na Perspetiva de Ensino Por Pesquisa.
Exploração de temas pertinentes na educação em ciências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Seleção e planificação de atividades práticas experimentais.
Recursos e materiais didáticos: Identificação e utilização de recursos e materiais didáticos adequados para o ensino das ciências experimentais na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB. Exploração de kits experimentais, materiais de laboratório, manuais escolares, recursos online e outras ferramentas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Trabalho prático investigativo.
Desenvolvimento de competências práticas e investigativas: Exploração de estratégias para desenvolver competências práticas e investigativas nos alunos, tais como observação, experimentação, recolha e análise de dados, formulação de hipóteses e elaboração de conclusões fundamentadas em evidências.
Análise e debate comum das propostas curriculares para cada nível de educação e ensino para promover uma articulação curricular.