O Sindicato dos Professores da Zona Sul dinamizou na Biblioteca Municipal de Portalegre mais uma sessão das “Jornadas Sindicais” dirigida a dirigentes e delegados sindicais. Esta iniciativa contou com a participação de Luís Lobo (membro do Secretariado Nacional e responsável pelo Departamento de Informação e Comunicação da Fenprof), e Pedro Tadeu (Jornalista) que desenvolveram a temática da sessão: “A comunicação social e a informação sindical”.
Além de questões sobre a divulgação da informação sindical para os orgãos de comunicação social e professores , da importância do placard sindical nas escolas, Luís Lobo revisitou conceitos, estratégias e diferenças entre informação, propaganda e formas de comunicar.
Pedro Tadeu referiu o papel dos jornalistas e os múltiplos condicionalismos e pressões de que são objecto, já que a questão da propriedade dos media assume uma grande importância no exercício da profissão. Em Portugal os media (TV’s e redes sociais) ocupam um lugar central na vida das pessoas e podem ser instrumentos de dominação ideológica, daí a importância do papel dos professores e da chamada “literacia para os media”.
As Jornadas Sindicais do SPZS decorrerão em todos os distritos da Zona Sul, de forma a promover a reflexão e o debate, contribuindo para o aprofundamento da consciência sindical e para reforçar a luta por melhores condições de vida e de trabalho, no dia-a-dia nas escolas.